31 de agosto de 2017

#Amazonia

Por Um Mundo Melhor

O Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e isso vai muito além da música e do entretenimento. Desde sempre, o Rock in Rio esteve engajado em causas sociais, ambientais e culturais. Com o poder universal da música de tocar as pessoas, o festival consegue não só emocionar o público, mas também impactar a vida de quem precisa. Esse sentimento permeia a história do Rock in Rio, mas tomou forma concreta em 2001.

Foi a partir da terceira edição carioca que o projeto Por um Mundo Melhor nasceu para usar a força do festival para motivar as pessoas a buscarem melhorias de vida por meio de mudanças cotidianas. O start se deu com um movimento inédito: Noventa e oito milhões de pessoas se uniram em torno de um gesto simples, mas com um significado poderoso: três minutos de silêncio por um mundo melhor. Já naquela edição, parte da renda do festival foi utilizada em projetos sociais. De lá pra cá, mais de 71 milhões de reais foram investidos em ações que incluem a construção de uma escola na Tanzânia e um centro de saúde no Maranhão, a educação de 3.200 jovens no Ensino Fundamental no Rio de Janeiro, instalação de 760 painéis solares em 38 escolas em Portugal, a instalação em ONG de 14 salas sensoriais para melhorar a qualidade de vida de centenas de jovens portadores de necessidades especiais em Portugal, doação de mais de 2.200 instrumentos para cerca de 150 instituições sem fins lucrativos, a construção de dez salas de música em escolas públicas e a formação de assistente de luthier a 40 jovens de uma das primeiras comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Paralelamente, a organização se moderniza para diminuir o impacto ambiental de suas ações, tanto com o investimento num extenso plano para redução de emissões de CO2 do evento a nível internacional como na compensação auditada das emissões de CO2 do festival até 2016 e em 2013 obtém pela primeira vez a certificação na ISO 20121 – Eventos Sustentáveis.

Na edição do Rock in Rio 2017, abrimos o Palco Mundo com o incrível discurso da top model Gisele Bündchen sobre a importância de acreditar que juntos podemos viver um futuro melhor. Durante os dias de muita música e diversão, tivemos também artistas e público engajados, levantando a bandeira desse movimento de pessoas pelo bem.

Show do Skank no Rock in Rio 2017. Foto: I Hate Flash

Tem muito mais histórias legais de conquistas por um mundo melhor aqui.

 

Curta o projeto no Facebook