1 de setembro de 2017

#Amazonia

Como é feito o plantio?

O Rock in Rio entende muito sobre música e sabe proporcionar experiências de arrepiar. Por isso convocou parceiros especialistas para contribuir com o Amazonia Live. A muvuca do Rock in Rio é um monte de gente cantando “Sweet Child Of Mine” no Palco Mundo, a muvuca do ISA é uma mistura de 90 espécies de sementes florestais nativas. A muvuca do festival canta Justin Timberlake e The Who, a muvuca do ISA tem urucum, buriti, baru, jatobá, tamarindo e ipê. Em comum, temos a diversidade e a vontade de contribuir por um mundo melhor!

Milene Alves, da RSX, no plantio inaugural do Amazonia Live. Foto: Rogério Assis/ISA

A técnica de plantio chamada de muvuca, que usamos nas áreas reflorestadas pelo Amazonia Live, funciona assim:

– Primeiro são misturadas diversas espécies de sementes florestais nativas, coletadas por indígenas, agricultores familiares e urbanos da região da bacia do Xingu e Araguaia. Eles coletam, tratam e entregam as sementes para a Associação Rede de Sementes do Xingu. No nosso primeiro plantio utilizamos 90 espécies diferentes.

Mas por que plantar tantas espécies juntas?

O mix de sementes inclui espécies de árvores nativas, mas também inclui adubação verde. Isso quer dizer que essas espécies herbáceas crescem muito rápido, e logo nos primeiros meses tomam conta da paisagem. Elas fazem sombra e criam estrutura no solo para que as árvores, que tem um tempo mais longo de germinação e desenvolvimento, possam crescer. Essa diversidade de sementes e a germinação simultânea de plantas com comportamentos diferentes, atrai animais que, por sua vez, trazem outras espécies e assim de forma natural a floresta vai voltando à vida.

Algumas espécies da muvuca de sementes do Amazonia Live: Abóbora, Angelim da Mata, Angico Cuiabano, Jatobá, Ipê Amarelo, Ipê roxo, Baru, Carvoeiro, Caroba da Mata, Mirindiba, Murici, Guandu, Banana Brava, Oiti da Mata, Feijão de Porco, Urucum…

– A experiência de plantadores de árvores da região do Xingu Araguaia mostra que ao plantar uma variedade de sementes diretamente no chão, em seu local definitivo, é o melhor método para alcançar uma maior taxa de crescimento das espécies. Além disso, a técnica de muvuca em geral custa metade do preço dos métodos convencionais de plantio, como o plantio com mudas.

Dito isso, o próximo passo é preparar o solo. Os proprietários das áreas a serem restauradas também são parceiros do projeto e cuidam dessa parte, oferecem o maquinário e mão de obra para realizar toda essa operação que é recuperar uma área degradada. Também temos que preparar o mix de sementes. E é muita semente!!! 

Artemizia Moite, do grupo AFB, auxilia na feitura da muvuca de sementes. Foto: Rogério Assis/ISA

Sementes por hectare nos plantios do Amazonia Live:
35 kg de feijão de porco (3,2 sementes/m2)
1,5 kg de crotalária (16,7 sementes/m2)
1,5 kg de feijão guandu (2 semente/ m2)
20 a 40 kg de nativas (15 a 30 sementes/m2)

Você também pode contribuir para que a gente plante mais e mais muvucas de sementes na Amazônia.
Vem fazer parte clicando aqui!

 

Curta o projeto no Facebook