22 de junho de 2018

#Inspiração

Lisboa: Capital Verde da Europa 2020!

O título de Cidade Verde Europeia foi anunciado e é o reconhecimento do trabalho que Lisboa tem desenvolvido durante os últimos dez anos para se tornar uma cidade mais verde e amiga das pessoas. Está Tudo Conectado neste Rock in Rio Lisboa, que fica ainda mais bonito por estar num lugar tão verde como o Parque da Bela Vista.

Todos os anos 30 a 40 cidades da Europa candidatam-se a receber esse prêmio – que valoriza os esforços e resultados alcançados em áreas como ecologia, eficiência energética e política de resíduos ou a sustentabilidade social da cidade – passando por um longo e exigente processo de candidatura e seleção. O júri valorizou especialmente os esforços para a construção de uma cidade mais amigável das pessoas, com destaque para ações de mobilidade, crescimento de áreas verdes e avanços em áreas como eficiência energética e boa gestão da água.

Com relação à gestão da água, por exemplo, o Parque da Bela Vista é o pioneiro no uso de água reciclada para regar o gramado. Fruto de uma parceria entre o Rock In Rio, as Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Lisboa, esse é um excelente exemplo de inovação que contribui para uma gestão mais eficiente e sustentável da água. Foram feitos diversos testes sobre a qualidade da água reciclada usada para rega das plantas do parque. Com o sucesso dessa operação, esse modelo vai ser adotado em outros parques e bosques de Lisboa, ajudando a trazer esse título de Cidade Verde Europeia para a capital portuguesa.

A importância desse prêmio para a cidade de Lisboa aumenta a responsabilidade e o compromisso da cidade em colocar as alterações climáticas no centro da agenda das cidades europeias e dos países de língua oficial portuguesa. O anúncio do prémio foi na cidade holandesa de Nijmegen, que atualmente detém o título. Lisboa estava concorrendo com outras cidades como Ghent (Bélgica) e Lahti (Finlândia).

O prêmio é concedido com 2 anos de antecedência para que a cidade eleita possa alinhar seu plano de desenvolvimento e governo de acordo com o compromisso assumido. Todo mundo sai ganhando e juntos construímos um mundo melhor. O Rock in Rio está nessa corrente também. Na edição de 2018, o festival criou a campanha Está Tudo Conectado, que fala da importância das florestas no nosso dia a dia. Saiba mais aqui 🙂

 

Curta o projeto no Facebook