5 de junho de 2018

#Rock in Rio

Está Tudo Conectado

Já parou para pensar que a floresta está em tudo o que fazemos, consumimos e precisamos para viver? O Rock in Rio-Lisboa acaba de lançar o projeto ESTÁ TUDO CONECTADO, uma iniciativa de mobilização da sociedade civil, em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

#EstaTudoConectado tem como principal objetivo trazer a floresta para o dia-a-dia dos portugueses, demonstrando a sua relevância e explicando de que forma a floresta está presente nas ações do cotidiano, e em tudo o que se faz ao longo do dia, seja nas horas de trabalho, seja nos momentos de lazer.

No verão do ano passado as florestas portuguesas enfrentaram incêndios destruidores. O dia 15 de outubro hectares ficou conhecido como o pior dia do ano. Só nesse dia, mais do que a média anual foi queimada: 100.000 hectares de florestas. Por conta disso, o Rock in Rio-Lisboa sentiu a necessidade de contribuir de alguma forma, tanto na vertente da sensibilização como na vertente de ação, coletiva e individual. A ideia é aproximar a floresta das pessoas, pois não só a nossa própria vida depende da floresta, como praticamente tudo o que mais gostamos de fazer vem, diretamente, deste recurso. A floresta está em tudo na nossa vida, nos instrumentos musicais, no papel, nas nossas roupas, no ar que respiramos…

O Rock in Rio-Lisboa lançou esse desafio a várias personalidades, de diferentes áreas: que relatassem o seu dia-a-dia e aquilo que mais gostam de fazer nos seus momentos de lazer, demonstrando como a floresta e seus recursos são essenciais para o desempenho de todas essas ações. O resultado você acompanha na websérie que será lançada nas nossas redes sociais 🙂

Com a missão de informar e promover a participação ativa e consciente na preservação e recuperação da floresta portuguesa, o Rock in Rio-Lisboa lança a plataforma ESTÁ TUDO CONECTADO, um agregador de conteúdos onde é possível obter informação sobre diversos projetos e iniciativas portuguesas dedicados à conservação e restauração florestal – desde campanhas de sensibilização, a ações de prevenção contra os incêndios ou de preservação das florestas.

Nesta plataforma, que arranca já com mais de 20 projetos disponíveis, será possível consultar as iniciativas em vigor nas mais diversas regiões do país e obter informações sobre como participar em cada uma delas e ter um papel ativo na respetiva cidade, vila ou aldeia. Além dos projetos disponibilizados, é também possível submeter novos projetos na plataforma.

E porque Rock in Rio também é música e a música é parte do Rock in Rio, o projeto ESTÁ TUDO CONECTADO recorre à música para mostrar, uma vez mais, o valor e relevância dos recursos vindos da floresta. Em parceria com a APC – Instrumentos Musicais e com a Câmara Municipal de Braga, o luthier Antonio Pinto Carvalho construiu três guitarras clássicas através de madeira de árvores queimadas nos incêndios de Braga de 2017, diretamente da aldeia de Esporões.

Foto: AgenciaZero.net

Estas guitarras, assim como outros artigos doados e guitarras autografadas por artistas que atuarão na 8.ª edição do Rock in Rio-Lisboa, ficarão disponíveis para leilão na plataforma digital E-Solidar . O valor angariado nestes leilões reverterá, na íntegra, para um projeto de conservação e restauração florestal desenvolvido pela LPN, com o apoio do FSC Portugal.

Este projeto busca mostrar que a floresta vai muito para além de árvores, que também é solo, água, matos, polinizadores, herbívoros e pessoas. Vai nos despertar para os problemas que a floresta portuguesa enfrenta e como os nossos comportamentos, mesmo que à distância, podem ajudar a preservá-la.

Além das guitarras construídas através de madeira queimada, há também vozes portuguesas neste projeto. Os artistas Agir, Carolina Deslandes e Diogo Piçarra juntaram-se pela primeira vez para criar a música tema da campanha, chamada “RESPIRAR”. A canção fala sobre a relevância e o papel da floresta. A canção será comercializada em todas as plataformas digitais e as receitas dos primeiros seis meses serão revertidas, na íntegra, para o projeto da LPN.

Diogo Piçarra, Carolina Deslandes e Agir. Foto: AgenciaZero.net

Os interessados em participar no projeto poderão, também, ao longo do mês de junho, contribuir com o valor de 1€ na compra de uma pulseira. As pulseiras serão vendidas a nível nacional, pelos Escoteiros da Associação de Escoteiros de Portugal, e também na Cidade do Rock, durante os quatro dias do festival. Há, ainda, a possibilidade de realizar uma doação através da plataforma E-Solidar, sendo que as verbas angariadas – quer com a venda das pulseiras ou doações – serão entregues à LPN para o desenvolvimento de projetos que visam a preservação florestal, com vista à intervenção em um milhão de metros quadrados de Floresta, na região do Pinhal Interior. Desse projeto fazem parte iniciativas como a colocação de abrigos artificiais para pequenas aves, criação de bombas de sementes feitas a partir de sementes de plantas autóctones com origem certificada, assim como a divulgação de medidas de boas práticas para o controlo de espécies invasoras e o seu combate numa das áreas mais vulneráveis a esta ameaça – o Pinhal Interior.

Vale lembrar que o compromisso do Rock in Rio com a floresta começa, ativamente, em 2006, ano em que o festival se dedicou a apoiar projetos de reflorestamento, não só em Portugal, como também no Brasil e nos Estados Unidos da América. Desde então foram já plantadas 3.250.000 árvores, entre as quais 49.000 na Pampilhosa da Serra, 19.000 em Mafra, 60.000 na Califórnia, 125.000 no Rio de Janeiro e 3 milhões na Amazônia. Além destas iniciativas, em 2016 o Rock in Rio lança o projeto global Amazonia Live, com o propósito de alertar para as alterações climáticas e atuar na conservação da maior floresta do mundo – a Amazônia. Para este projeto, já foram garantidas 73 milhões de árvores, que irão contribuir para recuperar aquele que é considerado o “pulmão do mundo”. O Rock in Rio é, também, o único festival certificado com a norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento dos compromissos assumidos pela marca no desenvolvimento sustentável.

 

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