15 de maio de 2018

#Dicas do bem

Dicas para dirigir com menos impacto

A preservação ambiental deve começar em nosso dia a dia, dentro de nossa casa, com pequenas atitudes. Às vezes são as mudanças mais simples que são as mais difíceis de colocar na rotina, pois seguimos o que já estamos acostumados, aquilo que já é mais prático e fazemos no automático. É preciso puxar o freio nesses hábitos e construir um futuro melhor.

Por exemplo, saímos com o carro da garagem e partimos rumo ao nosso destino muitas vezes sem pensar em como podemos impactar menos o meio ambiente. Já sabemos que só de ter um carro já causamos uma poluição enorme, mas existem maneiras de fazer um uso mais responsável dos nossos veículos.

Confira essas dicas de como ter um relacionamento melhor com seu carro:

– Essa atitude ecologicamente responsável deve iniciar na hora da compra do carro, optando por um carro a álcool ou biodiesel que são os combustíveis menos poluentes. Procure conhecer a credibilidade da fabricante escolhido, se possível checando a legalidade das matérias-primas, ou senão, optar por fabricas que já são conhecidas por manter uma postura preocupada com o meio ambiente, o que pode ser descoberto através de revistas, sites e informações na própria concessionária. Pesquise antes de apoiar a empresa investindo o seu dinheiro.

– Na hora da lavagem do carro, é importante utilizar produtos pouco tóxicos ou se possível até mesmo evitar os produtos químicos lavando apenas com água. Mas no caso de utilizar algum produto, lembre-se de manter a torneira fechada enquanto passa o produto no carro, abrindo apenas para enxaguá-lo e o fazendo rapidamente. Uma alternativa ainda melhor é a reutilização da água para a lavagem do carro, esta pode ser reaproveitada da lavagem de roupas, louças ou mesmo utilização de água da chuva. Dê preferência para usar o balde com esponja ao invés da mangueira!

– Ao dirigir em rodovias ou zonas urbanas, não jogue lixo pela janela do carro. Todo lixo produzido durante um passeio deve ser guardado dentro do carro para ser jogado em lixeiras ou até mesmo separados para reciclagem.

– A regulagem do veículo é de extrema importância para a sua segurança mas também para o meio ambiente. Um carro em boas condições de funcionamento vai poluir menos, vai apresentar menos problemas de escapamentos desregulados, vazamentos de óleo e outros contratempos. Além disso, vai evitar que, por mau uso ou falta de cuidados, as peças tenham que ser trocadas e grandes reformas feitas, gerando mais consumo e mais lixo para a natureza.

– Manter a troca do óleo em dia ajuda a reduzir o número de emissões poluentes do seu carro.

– Esteja sempre atento à pressão dos pneus, mantendo sempre de acordo com os níveis aconselhados. Essa é uma dica bem fácil de aplicar e que vai causar um grande impacto não só no meio ambiente mas também no seu bolso, já que os pneus com pressão inferior consomem aproximadamente 4% a mais de combustível.

– Retire a carga desnecessária do porta-malas e dos bancos traseiros. Um veículo com excesso de peso força o motor a esforços desnecessários e, por causa disso, provoca um aumento do consumo de combustível.

– Por último, mas não menos importante, pense a real necessidade de sair de carro. Opte pela bicicleta e tenha uma vida mais saudável, ou vá de transporte público e interaja com a sua comunidade. Lembre-se que você pode ser um carro a menos no engarrafamento. Você não está no trânsito, você também é o trânsito. Pense nisso antes de reclamar 😉

Estes são apenas alguns dos cuidados que se pode ter com nossos veículos para que não agridam ainda mais o nosso planeta. Se cada um de nós cuidar um pouco de nossos pertences e do nosso estilo de vida, vai ficar muito mais fácil reduzir os efeitos das mudanças climáticas que temos enfrentado diariamente.

 

Curta o projeto no Facebook