27 de julho de 2018

#Novidades

Dia da Sobrecarga da Terra

No dia 1 de agosto, a Terra entra oficialmente no “cheque especial”. O Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day) representa o momento em que a demanda da humanidade por recursos da natureza ultrapassa a capacidade do planeta de se regenerar durante um ano. Ou seja, a 5 meses de terminar o ano, já batemos a nossa cota.

O cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra é feito pela Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa internacional, que calcula a chamada “pegada ecológica” para medir os impactos do consumo humano sobre o planeta. É uma forma de traduzir, em hectares (ha) ou em quantidades de planeta necessários para suprir as necessidades do estilo de vida de uma pessoa ou de toda uma sociedade.

Quantos planetas você precisa para sustentar seu estilo de vida?

A sobrecarga da Terra acontece porque emitimos mais dióxido de carbono na atmosfera (por conta de diversas atividades humanas como a queima de carvão, de gasolina e de outros combustíveis fósseis) do que nossos oceanos e nossas florestas conseguem absorver. A pesca acontece em uma velocidade que ameaça de extinção diversas espécies marinhas, assim como a agropecuária, que em muitos casos esgota o solo e a água.

É claro que ações internacional como o cumprimento do Acordo de Paris, aprovado em 2015 por 195 países, são essenciais para evitar esse desgaste planetário. Mas, além de cobrar que os governos alcancem as metas de emissões, cada pessoa pode colaborar individualmente para diminuir o seu impacto negativo no meio ambiente. Seja através de pequenas mudanças no seu dia a dia, como a redução do consumo de plásticos, levar o seu lixo para o descarte correto, comprar com mais consciência e valorizar produtores éticos ou contribuindo diretamente para incrementar a biodiversidade das florestas brasileiras.

Plantar uma árvore e manter as florestas de pé ajuda a equilibrar a nossa pegada ecológica e regenerar a capacidade da natureza de manter a vida no planeta. Nós queremos facilitar esse processo e estamos juntos plantando milhares de hectares na Floresta Amazônica. Se você quiser fazer parte desse movimento, reduzir sua pegada ecológica e contribuir para a vida na Terra, clique aqui e junte-se a nós!

 

Curta o projeto no Facebook