31 de agosto de 2017

#Amazonia

A mudança está nas nossas escolhas

6 perguntas para o consumo consciente

Cuidar do planeta passa por diversos momentos da nossa vida, e é responsabilidade de todos nós nos tornarmos mais sustentáveis, ajudando a natureza e melhorando a vida de toda a sociedade. Falando assim parece complicado, mas nós temos essas oportunidades todos os dias, em todas as escolhas que fazemos. Está em nossas mãos o poder de criar um mundo melhor e com algumas atitudes simples já é possível fazer uma grande diferença. Por exemplo, quando vai comprar alguma coisa ou precisa de algum serviço, às vezes faz isso de forma automática.

Que tal parar para pensar nessas 6 perguntas?

  1. Por que comprar?

Antes de comprar alguma coisa, tenha certeza de que é algo realmente necessário. Pense naquilo que está te motivando a comprar. Você realmente precisa disso? O que te motiva a comprar?

  1. O que comprar?

Já que é um item importante, escolha com cuidado o que te trará o maior benefício. Qualidade e durabilidade aqui também são fundamentais! Por exemplo, prefira alimentos livre de agrotóxicos e materiais biodegradáveis, roupas que você vai usar por mais de uma estação.

  1. Como comprar?

Pense se o pagamento vai ser feito à vista ou a prazo, se você pode manter as prestações em dia. Você vai às compras de carro, ônibus, bicicleta ou a pé? Sacolas plásticas, ecobags ou caixas de papelão? A maneira que a pessoa compra também diz muito sobre o que ela consome, já pensou nisso?

  1. De quem comprar?

Antes de comprar, pesquise sobre a empresa ou fabricante. Considere as características de produção, o cuidado no uso dos recursos naturais, o tratamento e a valorização dos funcionários, o cuidado com a comunidade e a contribuição para a economia local. Verifique se a empresa ou serviço está de acordo com as leis ambientais e trabalhistas. Prefira produtos provenientes de agricultura familiar ou produzidos de forma artesanal.

  1. Como usar?

Não descarte o produto até que não haja outra opção. Utilize-o durante todo o seu ciclo de vida para minimizar o descarte. Reuse e reduza! Se quebrar, tente consertar.

  1. Como descartar?

Se não tiver mais nenhuma utilidade, para você ou para outras pessoas, é hora de repensar a forma de jogar as coisas fora. Não existe fora no nosso planeta! Caixas e embalagens podem se transformar em brinquedos para as crianças, e roupas antigas com nova costura, móveis reformados e eletrodomésticos consertados, doados ou trocados. Observe as informações do fabricante sobre a forma correta de descarte, separe o lixo corretamente e use a criatividade, existem diversas formas de dar uma nova vida a algo que seria jogado fora.

 

Curta o projeto no Facebook