27 de fevereiro de 2018

#Novidades

8º Fórum Mundial da Água

Imagina juntar especialistas em mudanças climáticas, políticos, ONGs e pessoas interessadas em um futuro melhor para debater e resolver problemas relacionados à água? O 8º Fórum Mundial da Água se propõe a fazer isso e muito mais.

O evento, que acontece em Brasília de 18 a 23 de março, é uma grande oportunidade de discussão em nível mundial para pensar novos projetos que possam trazer benefícios para o equilíbrio ambiental, pensar em redes de comunicação e em plataformas de troca de experiências entre todos os setores da sociedade. É a maior rede de pessoas envolvidas com recursos hídricos do mundo, trabalhando juntas para garantir água para as futuras gerações.

Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum ocorre a cada três anos e já passou por: Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997). A edição de Brasília é a primeira vez do encontro no Hemisfério Sul.

O evento é um espaço aberto a todos e recebe empresas públicas e privadas, universidades, centros de pesquisa, representantes de governos locais, estaduais e nacionais, legisladores, organismos nacionais e internacionais, membros de Comitês de Bacia Hidrográfica, ONGs e demais organizações da sociedade civil.

O Fórum será estruturado em quatro blocos principais:

– temático, que fornece a base técnica para discussões sobre o tema água em diversas áreas, como água e energia, economia, alimentos, cidades e ecossistemas;

– político, que garante o debate entre autoridades governamentais e parlamentares;

– regional, que discute as perspectivas sobre água nos diferentes continentes do mundo;

– e pelo grupo focal de sustentabilidade, que será um grupo transversal sobre perspectivas e inovações sobre o uso sustentável da água.

A programação completa está disponível aqui.

Além dos debates estruturados, o Fórum Cidadão tem um destaque especial para a participação popular sobre as responsabilidades conjuntas sobre a água. Ao mesmo tempo acontece a Feira de projetos e divulgação de boas práticas, e a Exposição, abertas a empresas e instituições ligadas ao desenvolvimento tecnológico e interessadas em divulgar ideias, contribuições e inovações nos temas relacionados à água.

São esperados cerca de 30.000 representantes de mais de cem países para discutir temas relacionados aos recursos hídricos e promover a maior conscientização coletiva a respeito dos temas ligados a água.

Quem quiser acompanhar os debates no Centro de Convenções pode se inscrever por meio do site oficial do evento, na aba Inscrições. Os ingressos dão direito à participação da abertura, do encerramento, das sessões do fórum, dos almoços e dos eventos culturais na exposição e na feira. Brasileiros e cidadãos de países que não integram a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) têm 50% de desconto no cadastro. Estudantes, por sua vez, têm abatimento de até 80% na adesão.

Se você não puder estar presente:

Como uma das preparações para o Fórum, o concurso de filmes A Voz dos Cidadãos, organizado pela Filmambiente — Festival Internacional do Audiovisual Ambiental, tem o objetivo de ampliar a visibilidade das questões ambientais, de forma a inseri-las no cotidiano de todas as pessoas. O público pode assistir aos filmes na página do festival na internet, por onde também é feita a votação popular até 20 de março.

Participam do festival 110 produções, de 26 países, que podiam ser gravadas em qualquer formato, até mesmo com telefones celulares. Os resultados estarão no site em 23 de março, e a premiação ocorrerá durante o 8º Fórum Mundial da Água.

Entre os concorrentes estão 58 filmes brasileiros, 13 indianos, cinco franceses e quatro ingleses que se destacam justamente por essa grande diversidade. Todos eles serão exibidos no início de cada uma das cerca de 300 sessões de debates do fórum.

Também é possível participar através da plataforma Sua Voz. Um espaço online de consulta aberta para que pessoas do mundo todo colaborem e influenciem nas discussões do Fórum. Mesmo aqueles que não são especialistas poderão sugerir questões da água para serem discutidas no maior encontro sobre água do planeta. Você também pode compartilhar ideias, experiências e soluções para melhorar a gestão da água no mundo clicando aqui.

 

 

Curta o projeto no Facebook